sexta-feira, 19 de outubro de 2012

BIOGRAFIA DE ARQUIMEDES






UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

GEAD – GESTÃO DOS PROJETOS E ATIVIDADES EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA À DISTÂNCIA

DISCIPLINA: História da Matemática PROFESSORA FORMADORA: Rosemeire de Fátima Batistela

Alunos: Vanilson Gomes da Silva, Douglas Ramon Santos Nogueira e Cercílio Lopes da Silva Neto.



BIOGRAFIA DE ARQUIMEDES


CARINHANHA 2012


Arquimedes teve como pai o astrônomo Fídeas e parentesco com o rei Híerom 2°, de Siracusa, sendo considerado o maior matemático da antiguidade no qual Plutarco ministrou uma sabedoria acima da média. Nasceu em Siracusa, hoje Itália, no ano de 287 a.C. e foi morto no ano de 212 a.C. por um soldado romano ao recusar-se a renunciar um problema matemático no qual estava afundado. Foi matemático, engenheiro, físico, inventor e astrônomo. Estudou em Alexandria, onde teve como professor Canon de Samos, provavelmente sucessor de Euclides, pouco se tem relatado sobre a infância de Arquimedes.

Dos seus mais famosos livros podem-se denotar: Equilíbrios Planos, que fundamentou a lei da alavanca, concluindo-o por intermédio de alguns postulados, determinou o centro de gravidade de paralelogramos, trapézios, retângulos e de um seguimento de parábola; sobre a esfera e o cilindro, Arquimedes utilizou um método que ficou conhecido como exaustão, antecedente do cálculo integral, para determinação da superfície de uma esfera e para determinar a ligação entre uma esfera e o cilindro circunscrito na esfera.

Das várias descobertas de Arquimedes, podemos citar também a polia composta, que de certa forma colaborou para propagação de sua fama.

Entre os fatos mais famosos de sua vida, o mais eminente é o problema da coroa do rei Híeron que incide bem o caráter desse matemático formidável. O rei Híeron almejava oferecer aos deuses uma coroa de ouro e, logo, contratou um ourives, no qual forneceu uma fração de prata e outra de ouro em pó. Quando recebeu a coroa o rei, percebeu que não havia sido empregado na confecção da coroa todo ouro em pó que ele tinha entregado ao ourives. Não tendo condições de provar o furto, o rei Híeron procurou Arquimedes.

Arquimedes sempre preocupado com os problemas que lhe eram apresentados, observando um belo dia, quando tomava banho, que, à medida que seu corpo mergulhava na banheira, a água subia pelas as bordas. Rapidamente descobriu a maneira que poderia empregar para resolver o problema do rei. O historiador Vitrúvio falou que, diante da descoberta, Arquimedes teria saído pelas ruas, totalmente despido, gritando, encontrei!, encontrei!. Em seguida, Arquimedes preparou dois blocos, um de ouro e outro de prata, ambos com o mesmo peso da coroa. Mergulhando cada um separadamente, em duas vasilhas cheias d’água, e mediu a quantidade de água que transbordou de cada vasilha. Assim por meio desse processo, verificou que os volumes d’água deslocada pelos dois blocos eram diferentes, concluindo por estabelecer, com certa precisão, as massas de ouro e de prata empregadas na confecção da coroa de Hieron. Dessa maneira, Arquimedes determinou os pesos específicos do ouro e da prata, resolvendo o problema do rei.

Dentre as experiências que Arquimedes experimentou, ela lhe deu condição de chegar a deduções importantes, dessa forma entrou para a história como “Princípio de Arquimedes”: Todo corpo mergulhado num líquido recebe um impulso de baixo pra cima igual ao peso do volume do líquido deslocado. Assim os corpos com mais densidade do que a água afundam e os com menos densidade flutuam.

Arquimedes foi quem deu início a matemática moderna, a sua primeira edição impressa com texto em grego, acompanhava observações de Eutocio, grego e geômetra, sendo publicada na Basiléia, no ano de 1544, com vários relatos e manuscritos de suas descobertas e invenções. Sendo que muitas das descobertas foram reproduzidas no decorrer dos séculos e muitos manuscritos certamente se perderam por falta de conservação da história desse grande matemático.

Numa de suas descobertas chamada de “quadratura da parábola” ele demonstra que a área de um seguimento da parábola é equivalente a 3/4 da área do triângulo com mesma base e de mesma altura do seguimento.

Outra grande demonstração de Arquimedes foi à relação entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro, ele a prova no tratado chamado medida do circulo. Ao calcular os perímetros de dois polígonos de 96 lados, sendo que um dos polígonos inscrito e o outro circunscrito, Arquimedes demonstrou que o resultado dessa relação era igual 3+ 1/7>π>3+10/71. Assim era representada pela letra grega π.

Essa biografia foi de grande importância para nossa formação como graduando em matemática, pois é fundamental que um futuro professor de matemática tenha conhecimento da história daqueles que contribuíram para a matemática que temos hoje. Assim, poderá ensinar seus futuros alunos bem e melhor, contribuindo com a formação de cidadãos conscientes e capazes numa sociedade cada vez mais exigente.


Referências:

PACIEVITCH, Thais. InfoEscola Navegando e Aprendendo. Disponível em: http://www.infoescola.com/biografias/arquimedes/. Acesso em 8 de outubro de 2012.

Portal São Francisco. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biografia-de-arquimedes/biografia-de-arquimedes.php. Acesso em 9 de outubro de 2012.

Uol Educação. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/arquimedes.jhtm. Acesso em 8 de outubro de 2012.







Nenhum comentário:

Postar um comentário